Prêmios de amigos

quinta-feira, abril 19, 2012

É trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos de adultos.







 18 de abril  Dia Nacional do Livro Infantil.



Pode-se dizer que ele Monteiro Lobato foi o  precursor da literatura infantil no Brasil.Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. Para homenagear o escritor que soube mexer com o imaginário infantil, a data de seu aniversário, 18 de abril, é marcada como o Dia Nacional do Livro Infantil.

 Maria Clara filha da nossa querida orientadora pedagógica ficou encantada com as personagens na coxia.








Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases, tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos”, quanta sabedoria!


Para comemorar o Dia Nacional do Livro a profª Claudiane resolveu fazer um teatrinho com alguns personagens do Sítio.  A entreia da peça  foi no Show das Ondas, um espetáculo que acontece de 15 em 15 dias  na Casa do Nós.


 No dia 18 de abril, a peça foi apresentada na própria escola .
 Fotos da apresentação da peça no turno da manhã.









À tarde recebemos a visita da turminha do Acelera Brasil, alunos da profª Adriana Bondim que faz parte do quadro efetivo de nossa escola; mas este ano está trabalhando na Escola Municipal Edilson Vignoli.
As professoras Adriana Bondim e Claudiane acreditam que quando trocamos conhecimentos todos saem ganhando. Esta tarde ficou marcada, com certeza, no coração de todos. Depois da apresentação da peça "A Pílula Falante " os alunos do Acelera Brasil apresentaram um jogral sobre a vida do escritor Monteiro Lobato e declamaram uma linda poesia sobre o livro.






Poesia declamada pela turma do Acelera da Escola Municipal Edilson Vignoli


Livro na sala de aula
Livro no pátio, na varanda
Livro na mão
Livro na alma
Livro no coração.
♥♥♥
Livro tem cheiro, tem gosto,
ruído, melodia,
ritmo, canção,
verdade, fantasia, brincadeiras,
suspense, intriga, ação.
♥♥♥
Livro de reza, de estudo,
 de amor, de tragédia,
livro de receitas de cozinha,
livro p'ra ler a vida,
livro p'ra curar a dor.
♥♥♥
Livro me acalma
Me pega no colo
Me leva p'ro espaço infinito
P'ros cantos da minha alma
Onde ninguém nunca vai.
♥♥♥
Livros
de história...
de estudo...
Livro de poesia...
De tudo!
♥♥♥
Abençoado seja,
livro meu,
de cada dia!
Leda Maria




Vídeo com as apresentações das escolas  Edilson Vignoli e Margarida Rosa



Ensaios , confecção de marcadores de livros e outros momentos.






"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)




  
 Emília  parabenizou a profª Ionara pelo seu aniversário e todos os presentes cantaram Parabéns.




Os bolinhos de chuva feito pela diretora Cleide Jane fizeram sucesso .





Comentário de um aluno do Acelera sobre o desempenho da Vitória aluna que fez o papel da Emília.
 Tia, aquela menina que fez a Emília incorporou!



Parabéns meninas vocês foram 1000. Amar aquilo que se está fazendo, amar o trabalho no dia-a-dia, na presença, na alegria. Cada um precisa da alegria do outro para ser alegre. Obrigada meninas . Bom de mais ter realizado este trabalho com vocês. Demora muito a BLOGO contrata nós.




 Agradecimento especial à Deus por ter dado inspiração,  à profª Ionara  que carinhosamente colaborou com o trabalho cedendo suas alunas para os ensaios,  à funcionária Regina que trouxe as meninas para o ensaio na Casa do Nós, à Maghy e à Olívia, ambas da Casa do Nós, pelas valiosas dicas, à profª Marlete que além de ensaiar a coreografia apresentada no final da peça, arrumou emprestado com um aluno do Washington Luiz  esta roupa linda que a Cuca vestiu,  à secretária Léa  que desenhou o painel usado na apresentação da escola, além de fabricar uma nova peça de roupa para a boneca, à profª Adriana que cedeu o xale da D. Benta e trouxe os seus alunos para troca de informações, à mãe da narradora Nayuri que maquiou e ajudou a arrumar as meninas na Casa do Nós e, é claro, à direção da escola que está sempre embarcando comigo em novas aventuras.
Professora Claudiane.

sexta-feira, abril 13, 2012

Trabalhando galeios na sala de leitura

A profª Claudiane aproveitou que a turma da profª Ionara está trabalhando poesias e apresentou para a turma o livro Galeio - Antologia poética para crianças e adultos ,de Chico-Francisco-dos Bonecos-Marques.

Livro imperdível, delicioso que todos os professores, alunos, pais, crianças, velhos, adultos é até mesmo quem não é chegado à poesia  deveriam ler.

Como o próprio autor nos conta " galeio" é um impulso, um requebro, um jogo de cintura, um movimento repentino, que ajuda a gente a saltar mais alto, pular mais longe, alcançar a outra margem, agarrar outras poesias.



A profª Claudiane leu a apresentação do livro e também alguns galeios. Os alunos  externaram  suas opiniões e os sentimentos que tiveram em relação às poesias apresentadas.

Em seguida a profª distribuiu xerox de galeios, deu tempo para que eles lessem e sorteou  alguns  alunos para fazer a leitura e dramatizá-la. Foram 50 minutos de pura diversão que acabou com o gostinho de quero mais.
No final  pediu que os alunos criassem galeios e trouxessem na próxima sala de leitura.


Segundo Edmir Perrotti  a poesia do Chico modifica, agita ,renova olhos, ouvidos, cheiros : reavê sentires, pensares e agires.

 

 O Chapéu chegou de trem.

O Chapéu chegou de trem.

O Chapéu chegou de trem.

Piuííí...

Francisco Marques

(Chico dos bonecos) 

 

Galeios criados pelos alunos do 5º ano.

 

 




 

 

 

 

 

Brincando com a tia Eliane na EMMRA.





A profª Eliane do 1º ano , vem trabalhando com atividades e brincadeiras diversificadas em suas aulas.
Ao apresentar a consoante b utilizou a brincadeira da batata-quente;  letra c , cabo de guerra .
Segunda-feira dia 9 foi a vez da letrinha d .  A brincadeira escolhida foi a dança da cadeira  que a profª Claudiane  teve a oportunidade de presenciar e filmar.




Brincar é uma atividade que desenvolve várias habilidades e favorece a aprendizagem.  Durante as brincadeiras , a criança aprende muitas coisas importantes para a sua vida: saber a hora de ouvir e calar, tomar decisões, negociar, aceitar ideias diferentes das suas. Desenvolve-se afetivamente, corporalmente e mentalmente.

Em breve fotos deste momento.

quinta-feira, abril 05, 2012

Oficinas com jogos pedagógicos e lúdicos - PDE



Em 04/04/2012 foram realizadas em nossa escola oficinas com jogos pedagógicos e lúdicos com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem das matérias de Língua Portuguesa e Matemática.



 4º ano

 A professora Carla  utilizou os jogos dos números e operações , dama, xadrez e jogo da    velha , objetivando: revisar as três operações (adição,subtração e multiplicação); exercitar o raciocínio lógico; aprimorar a capacidade de cálculo mental; desenvolver a participação grupal.







 3º ano

A profª Rocksane, utilizou na oficina de matemática, o material dourado, seus objetivos foram: desenvolver conceitos de antecessor e de sucessor; estimular o cálculo mental e a criatividade; fazer com que os alunos percebam as relações entre as peças e compreendam as trocas no sistema de numeração decimal. Na oficina de Língua Portuguesa  utilizou a loto leitura, objetivando desenvolver habilidades como olhar, escutar, concentrar, observar, compreender e oportunizar a leitura e a escrita de forma lúdica.


Vamos fazer um brinquedo?

Metodologia: Cada aluno construirá seu brinquedo utilizando as peças do material dourado.  Ao término, terão que contar quantos pontos cada brinquedo obteve.  Vence a brincadeira quem tiver obtido maior número de pontos no material dourado.



Vamos fazer um trem?

Objetivo:
- Compreender os conceitos de sucessor e antecessor. 
Metodologia:
    O professor pode pedir que os alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será formado por 1 barra.
    Quando as crianças terminarem de montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o código de cada vagão.
   É importante que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de registro encontradas pelos alunos.
Obs: Uma lástima que não cheguei a tempo para tirar a foto do trem.







 2º ano - turmas : 200 e 201

As professoras Edivanda e Márcia utilizaram o alfabeto móvel, pote de letras e imagens, cujo objetivo era o de  aprimorar o conhecimento das letras do alfabeto e sua sequência.
 

=> Iniciaram ouvindo a música: Alfabeto (Trem da Alegria)
=> Cantaram com os alunos a letra da música enquanto o professor utilizava o pote de letras para formar a ordem alfabética.
=> Dividiram a turma em grupos, cada um com um alfabeto móvel, mostraram imagens ocultando a letra inicial das palavras e os grupos deveriam identificar a letra oculta e mostrá-la.
=> Pediram aos alunos que organizacem a ordem alfabética numerando a posição que cada letra ocupa, ditaram as letras aleatoriamente e os alunos deveriam identificar a posição correspondente. 
=> Em seguida, utilizaram as palavras apresentadas nas imagens e pediram que organizassem na sequência alfabética.









    1º Ano

A professora Eliane utizou os seguintes jogos: loto leitura e alfabeto silábico objetivando o reconhecimento das sílabas estudadas e a formação de pequenas palavras a partir de figuras em destaque.








Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina


Em tempo, com um simples jogo o professor poderá proporcionar apreensão de conteúdos de maneira agradável e o aluno nem perceberá que está aprendendo.

Para uma utilização eficiente  é necessário realizar previamente uma avaliação, dos aspectos pedagógicos e fundamentalmente a situação pré-jogo e pós-jogo que se deseja atingir.

 


quarta-feira, abril 04, 2012

EMMRA comemorando a Páscoa com fraternidade.

   

Páscoa é dizer sim ao amor 
é investir na fraternidade,
é lutar por um mundo melhor,
é vivenciar a solidariedade.



Viver a Páscoa
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação.



 Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
O desejo de harmonia, compreensão e paz,
As palavras de fé em Deus.

Páscoa
É repartir o pão.










Desejo que todos os bombons, balas, chocolates ou ovinhos de Páscoa
que você venha a receber nesta data,
se revertam em amor ao próximo.

“Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (João 15:9 )


terça-feira, abril 03, 2012

Foi assim ... "Psicopata do Amor "

 Juro que tentei me segurar.
 Esperar, esperar... até maio chegar.
 Mas, meu coração começou a bombear, bombear... .
 Minhas mãos começaram a digitar, digitar... .
 Cá estou eu a blogar, blogar... .
 Intuitivamente e sensivelmente minha grande amiga Daniele captou o que eu senti  e presenteou-me
 com uma super poesia que tem tudo a ver com maio, mês das mães. 
 Mas, se não compartilhasse já ... explodiria!

Tudo começou com uma foto que postei no face, cujo o título era " E o coração de mãe como fica ???"





É isto mesmo leitores, filhos crescem e escolhem seus caminhos. Este foi o primeiro e espero o último salto de emergência do meu filho. O exercício faz parte do currículo dos cursos de formação ( AFA) e tem por objetivo instruir o futuro oficial, quando pilotando, tripulando ou sendo transportado por uma aeronave militar, a abandoná-la em voo, em situação de emergência.


Leiam o que minha amiga escreveu no meu mural:

"Vendo a sua angustiante aflição pela foto do filhote, fiz este poema para vc amiga...espero que tenha conseguido chegar perto do que vc sente.



Psicopata do amor...

Tenho que ser louca.
Só uma louca faz o que fiz.
Do que chamaria, alguém que espera sem nenhuma troca de recompensa?
Do que apelidaria, alguém que divide o corpo para abrigar outra alma?
Como julgaria se lhe contasse que repudiei momentos da minha vida em prol de uma escolha só minha e de mais ninguém?
Aflita optei ser.
Atormentada em mim fui desde o dia que seu rosto vi.
Porém saiba, isso me alimenta.
As vezes estou em um inferno, mas creia, é nele que me sinto bem.
Se me tiram dele, sabe o que resta de mim? DOR!
Felicidade é algo que só reconheço quando vejo seus olhos,
fora isto,
Sou solidão e incompleta por opção.
Não seria eu realmente um insana?
Muitos me chamam assim...
Mas você todavia não.
Você só me conhece por MÃE!"
(Danka Maia)


Amigos leitores simplesmente o meu  coração transbordou e chorei!!! 
Obrigada Daniele ( Danka Maia)



Obrigada Deus pelos  meus filhos :  Ricardo ,Sylvio e Isabella