quinta-feira, abril 05, 2012

Oficinas com jogos pedagógicos e lúdicos - PDE



Em 04/04/2012 foram realizadas em nossa escola oficinas com jogos pedagógicos e lúdicos com o objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem das matérias de Língua Portuguesa e Matemática.



 4º ano

 A professora Carla  utilizou os jogos dos números e operações , dama, xadrez e jogo da    velha , objetivando: revisar as três operações (adição,subtração e multiplicação); exercitar o raciocínio lógico; aprimorar a capacidade de cálculo mental; desenvolver a participação grupal.







 3º ano

A profª Rocksane, utilizou na oficina de matemática, o material dourado, seus objetivos foram: desenvolver conceitos de antecessor e de sucessor; estimular o cálculo mental e a criatividade; fazer com que os alunos percebam as relações entre as peças e compreendam as trocas no sistema de numeração decimal. Na oficina de Língua Portuguesa  utilizou a loto leitura, objetivando desenvolver habilidades como olhar, escutar, concentrar, observar, compreender e oportunizar a leitura e a escrita de forma lúdica.


Vamos fazer um brinquedo?

Metodologia: Cada aluno construirá seu brinquedo utilizando as peças do material dourado.  Ao término, terão que contar quantos pontos cada brinquedo obteve.  Vence a brincadeira quem tiver obtido maior número de pontos no material dourado.



Vamos fazer um trem?

Objetivo:
- Compreender os conceitos de sucessor e antecessor. 
Metodologia:
    O professor pode pedir que os alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será formado por 1 barra.
    Quando as crianças terminarem de montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o código de cada vagão.
   É importante que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de registro encontradas pelos alunos.
Obs: Uma lástima que não cheguei a tempo para tirar a foto do trem.







 2º ano - turmas : 200 e 201

As professoras Edivanda e Márcia utilizaram o alfabeto móvel, pote de letras e imagens, cujo objetivo era o de  aprimorar o conhecimento das letras do alfabeto e sua sequência.
 

=> Iniciaram ouvindo a música: Alfabeto (Trem da Alegria)
=> Cantaram com os alunos a letra da música enquanto o professor utilizava o pote de letras para formar a ordem alfabética.
=> Dividiram a turma em grupos, cada um com um alfabeto móvel, mostraram imagens ocultando a letra inicial das palavras e os grupos deveriam identificar a letra oculta e mostrá-la.
=> Pediram aos alunos que organizacem a ordem alfabética numerando a posição que cada letra ocupa, ditaram as letras aleatoriamente e os alunos deveriam identificar a posição correspondente. 
=> Em seguida, utilizaram as palavras apresentadas nas imagens e pediram que organizassem na sequência alfabética.









    1º Ano

A professora Eliane utizou os seguintes jogos: loto leitura e alfabeto silábico objetivando o reconhecimento das sílabas estudadas e a formação de pequenas palavras a partir de figuras em destaque.








Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina


Em tempo, com um simples jogo o professor poderá proporcionar apreensão de conteúdos de maneira agradável e o aluno nem perceberá que está aprendendo.

Para uma utilização eficiente  é necessário realizar previamente uma avaliação, dos aspectos pedagógicos e fundamentalmente a situação pré-jogo e pós-jogo que se deseja atingir.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário