Prêmios de amigos

sexta-feira, abril 13, 2012

Trabalhando galeios na sala de leitura

A profª Claudiane aproveitou que a turma da profª Ionara está trabalhando poesias e apresentou para a turma o livro Galeio - Antologia poética para crianças e adultos ,de Chico-Francisco-dos Bonecos-Marques.

Livro imperdível, delicioso que todos os professores, alunos, pais, crianças, velhos, adultos é até mesmo quem não é chegado à poesia  deveriam ler.

Como o próprio autor nos conta " galeio" é um impulso, um requebro, um jogo de cintura, um movimento repentino, que ajuda a gente a saltar mais alto, pular mais longe, alcançar a outra margem, agarrar outras poesias.



A profª Claudiane leu a apresentação do livro e também alguns galeios. Os alunos  externaram  suas opiniões e os sentimentos que tiveram em relação às poesias apresentadas.

Em seguida a profª distribuiu xerox de galeios, deu tempo para que eles lessem e sorteou  alguns  alunos para fazer a leitura e dramatizá-la. Foram 50 minutos de pura diversão que acabou com o gostinho de quero mais.
No final  pediu que os alunos criassem galeios e trouxessem na próxima sala de leitura.


Segundo Edmir Perrotti  a poesia do Chico modifica, agita ,renova olhos, ouvidos, cheiros : reavê sentires, pensares e agires.

 

 O Chapéu chegou de trem.

O Chapéu chegou de trem.

O Chapéu chegou de trem.

Piuííí...

Francisco Marques

(Chico dos bonecos) 

 

Galeios criados pelos alunos do 5º ano.

 

 




 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário