Prêmios de amigos

domingo, outubro 14, 2012

É, só se faz um país com professor


Iniciarei a postagem em homenagem aos professores da Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim com uma história reflexiva onde um dos personagens é um "verdadeiro professor".
Em um pequeno vilarejo vivia um velho professor, que de tão sábio, era sempre consultado pelas pessoas da região.
Uma manhã, um rapaz que fora seu aluno, vai até a casa desse sábio homem para conversar,
desabafar e aconselhar-se.

- Venho aqui, professor, porque sinto-me tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada.
Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como
posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?

O professor sem olhá-lo, disse:

- Sinto muito meu jovem, mas não posso ajudar-te. Devo primeiro resolver meu próprio problema.
Talvez depois.

E fazendo uma pausa falou: 

- Se você ajudasse-me, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois, talvez, possa ajudar-te.

- C... Claro, professor, gaguejou o jovem, mas sentiu-se outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu antigo professor.

O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao rapaz, e disse: 

- Monte no cavalo e vá até o mercado. Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo valor possível,mas não aceite menos que uma moeda de ouro.Vá e volte com a moeda o mais rápido possível. O jovem pegou o anel e partiu. 

 Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. 

Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. 
Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar
para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito
valiosa para comprar um anel. 

Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.

 Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no
cavalo e voltou. 

O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, livrando
assim seu professor das preocupações. Dessa forma ele poderia receber a ajuda e conselhos que
tanto precisava. 

Entrou na casa e disse: 

- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.   

- Importante o que disse, meu jovem... contestou sorridente. Devemos saber primeiro o valor do
anel. Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel?

Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dará por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda... Volte aqui com meu anel. 

O jovem foi até o joalheiro e deu-lhe o anel para examinar. 

O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o mesmo, e disse: 

- Diga ao seu professor, que se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.  - 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.   

- Sim, replicou o joalheiro. Eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente... 

O jovem correu emocionado à casa do professor para contar o que ocorreu. 
- Sente-se - disse o professor. 

Depois de ouvir tudo o que o jovem contou-lhe, falou: 

- Você é como este anel, uma jóia valiosa e única, e que só pode ser avaliada por um "expert".
Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor? 

E, dizendo isto, voltou a colocar o anel no dedo. 

- Todos somos como esta jóia: valiosos e únicos, e andamos por todos os mercados da vida
pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Você deve acreditar em si mesmo. Sempre!

"Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem o seu consentimento."






Obs: A escritora Danka Maia me deu alguns minutos para que eu escrevesse sobre  ser professor , pois ela gostaria de estar colocando na contra capa de seu mais novo livro . Foi dai que surgiu o pensamento acima e que agora está imortalizado  no livro " A Piranha tem nome"

Sinopse.
Até onde um mal entendido pode gerar o maior confusão na vida de alguém?

Quem já não sofreu deste mal?

Com fim de ano na porta,prestes a repetir de ano,Nanu, tenta fazer de tudo para se livrar da reprovação,mas no caminho, havia um mal entendido, que lhe gerou a maior dor de cabeça da sua vida.

Uma adolescente em apuros,um padre e uma professora muito esquisita,compõe está hilária história.Boas gargalhadas do início ao fim.

Conseguirá Nanu e seus amigos desvendar este mistério? Quem será "A PIRANHA TEM NOME"?

Leia, curta e se divirta com essa hilariante comédia com uma pitada de suspense da escritora Danka Maia.


Letra da música " O Professor" - 

Quem com pó de giz

Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinícius
Machado de Assis, Drummond?
Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?
Crianças têm tantos dons
Só que, às vezes, não sabem
Quantos só se descobrem
Porque o mestre enxergou
e incentivou...
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim
Um país pra ensinar seus jovens
É, só se faz um país com professor
Um romance, um croquis, com professor
Um poema de amor, dim dim...







Nenhum comentário:

Postar um comentário