Prêmios de amigos

sábado, agosto 04, 2012

"Na ausência do outro, o homem não se constrói homem". Vygotsky

Confesso que já estava sentindo falta dos alunos da escola. Até mesmo daqueles que às vezes preciso contar mentalmente até três ou até mais, antes de  me pronunciar.
Mas hoje quero falar dos alunos do pré-escolar que aos poucos conquistaram meu coração .
Não tive como não me apaixonar. São tão sinceros, transparentes, cheios de vida ,  desafiantes. 
Se alguém, até bem pouco tempo me falasse que eu iria ter um envolvimento  com eles, diria impossível; pois, sempre me identifiquei com as turmas do 5º ano. 


Esta semana  contei a história da !Girafinha Flor Fez Uma descoberta", de Teresinha Cassasanta, para as  turmas  do pré I e II, com o objetivo de desenvolver a socialização do grupo e trabalhar valores, como solidão, amizade, medo e solidariedade..


Este livro conta a história de uma girafa que se sentia sozinha e triste. Todos da floresta eram gentis com ela, mas como não tinha coragem de conversar com ninguém,  começa a pensar que são os outros que não querem conversar com ela. Assim, ela  resolve ir para a cidade à procura de um remédio para curar a solidão.

Durante o seu percurso, encontra vários animais, que pedem para que ela não se demore muito, porque senão vão sentir sua falta.

Ao chegar perto da estrada, que a levaria até a cidade, faz a grande descoberta, a de que não está sozinha e que tem AMIGOS que gostam e se importam com ela.

Resolve voltar para casa e fazer uma festa para todos os seus amigos.


Após, fingimos que também estávamos na festa e dançamos e brincamos muito ao som do DVD da Xuxa.













Enfim, como a Girafinha Flor, eu descobri que tenho vários amigos no Pré.




Brincar é um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Principio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF. É uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa e a amar ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário