Prêmios de amigos

sexta-feira, junho 22, 2012

Uma Chinchila na vida da Cristiane Quintas




Esta não é uma roedora qualquer, tanto que descobre que os excessos trazem consequências indesejáveis e que juntos podemos tudo.

  
Após ler o título, nome da autora e do ilustrador  é claro que contei como me tornei amiga virtual desta maravilhosa autora e que o livro que iria ler veio diretamente de sua casa .

Depois perguntei se eles conheciam o bichinho da capa. Os alunos do 1º ano da professora Nete responderam que era uma rata; uma gambá; um esquilo.

Daí comentei que o animalzinho da capa era uma chinchila -  um roedor (animal que possui um par de dentes de crescimento contínuo, o que significa que precisam ser constantemente desgastados, o que ocorre quando roe os alimentos de sua dieta), pertencente à ordem dos mamíferos (animais que mamam quando pequenos).

Que a rata e o esquilo também faziam parte da família dos roedores, mas a chinchila, hamster e o porquinho da índia são exemplos de roedores que podem ser bons animais de estimação.

Durante a leitura mostrei a ilustração da máquina de costura da dona Chinchila, falei e demonstrei como era a máquina de costura usada por minha avó, falamos sobre a profissão que cada um pretendia ter. Comentamos como é importante a ajuda dos amigos.
Fizeram uma algazarra quando olharam a ilustração do Dr. Jaburu, feitas pelo Emerson Fialho . Nem sabiam que existia uma ave com este nome.

Depois da leitura entreguei partes de trechos do livro para que eles ilustrassem.



 Para acabar a história nada melhor que uma festa...

Leia o livro da Cristiane Quintas e faça também parte desta festa.



2 comentários:

  1. Que legal, Clau!
    adorei as ilustrações das crianças e as ideias de atividades de leitura! muito lindo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane , me sinto muito feliz por você ter gostado . Bjs.

    ResponderExcluir