Prêmios de amigos

quinta-feira, maio 17, 2012

“Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa”.

O medo é uma reação instintiva e essencial, que nos prepara fisiologicamente para lutar ou fugir diante de situações ameaçadoras.

O medo normal é bom, o medo anormal é mau e destrutivo. Permitir constantemente os pensamentos de medo acarreta o medo anormal, obsessões e complexos.

Todos nós sentimos medo, muitas vezes sem qualquer sentido ou razão lógica. Ralph Waldo Elerson, filósofo e poeta, disse: “Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa”. Quando você afirma positivamente que vai dominar seus receios e chega a uma decisão definitiva em sua mente consciente, liberta o poder do subconsciente, que flui em resposta à natureza do seu pensamento.

Estou trabalhando o tema medo com a turma do 3º ano da profª Rocksane, esta semana eu contei a história do João Sem medo. Antes de relatar a história propriamente dita, disse que a história era sobre um menino que não sentia medo de nada e resolveu sair por este mundão afora buscando algo que lhe causasse medo. Chegando a certa cidade ele ficou sabendo que existia uma casa em ruínas onde as pessoas que já haviam passado a noite lá amanheciam mortas ou enlouqueciam. Pedi que eles imaginassem e escrevessem ou desenhassem o que o menino viu quando passou a noite nesta casa.
 Dê uma olhada no que foi produzido por eles.


Como vocês puderam observar a maioria dos alunos desenharam  fantasma.
O aluno Lucas foi o único aluno que fez o desenho do fantasma com a nossa forma humana. As alunas Caroline e Rayssa desenharam seus fantasmas saindo do sofá, o fantasma do Daniel saia do teto.

O restante da turma desenhou cobra, aranha, conjunto de bijuterias e cachorro.

Ficou curioso em conhecer a história de João Sem Medo? Então assista o vídeo abaixo!



Como quem conta um conto aumenta um ponto ,comigo não seria diferente . No final da história, João Sem Medo reformou a casa , contratou vários profissionais e levou para lá todas as crianças que estavam  abandonadas nas ruas. Além disso virou o melhor amigo e sócio do falso fantasma.
claudiane








Cada criança é única; por isso, as coisas que assustam as crianças e a idade em que cada medo se manifesta variam muito de criança para criança, e até mesmo de uma cultura ou esfera social para outra. Ainda assim, registra-se uma relação muito generalizada entre a idade e o aparecimento de determinados medos. A lista seguinte pode servir como orientação:
* Até um ano de idade, as crianças pequenas têm medo dos estímulos intensos e de tudo o que é desconhecido para elas, como, por exemplo, as pessoas. O medo das pessoas desconhecidas, em geral, diminui até ao ano e meio de idade.
* Entre os 2 e os 4 anos surge o medo das trovoadas, dos animais e das catástrofes. Essa também costuma ser a idade em que as crianças começam a ter medo do escuro, medo esse que normalmente desaparece até aos nove anos.
* Entre os 4 e os 6 anos aparece o medo dos monstros imaginários, como as bruxas e os fantasmas e o medo da separação dos pais.
* Entre os 9 e os 12 anos os medos distintos estão mais relacionados com as coisas do cotidiano, tais como os acidentes, as doenças, os conflitos com os pais, o insucesso escolar, etc.
  A listagem  acima foi copiada do Blog Mundinho da Criança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário