4º ano
A professora Carla utilizou os jogos dos números e operações , dama, xadrez e jogo da velha , objetivando: revisar as três operações (adição,subtração e multiplicação); exercitar o raciocínio lógico; aprimorar a capacidade de cálculo mental; desenvolver a participação grupal.
3º ano
A profª Rocksane, utilizou na oficina de matemática, o material dourado, seus objetivos foram: desenvolver conceitos de antecessor e de sucessor; estimular o cálculo mental e a criatividade; fazer com que os alunos percebam as relações entre as peças e compreendam as trocas no sistema de numeração decimal. Na oficina de Língua Portuguesa utilizou a loto leitura, objetivando desenvolver habilidades como olhar, escutar, concentrar, observar, compreender e oportunizar a leitura e a escrita de forma lúdica.
Vamos fazer um
brinquedo?
Metodologia: Cada aluno
construirá seu brinquedo utilizando as peças do material dourado. Ao término, terão que contar quantos pontos cada
brinquedo obteve. Vence a brincadeira
quem tiver obtido maior número de pontos no material dourado.
Vamos
fazer um trem?
Objetivo:
- Compreender os conceitos de sucessor e
antecessor.
Metodologia:
O professor pode pedir que os
alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os
vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será
formado por 1 barra.
Quando as crianças terminarem de
montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o
código de cada vagão.
É importante
que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de
registro encontradas pelos alunos.
|
|||||||
Obs: Uma lástima que não cheguei a tempo para tirar a foto do trem. | |||||||
2º ano - turmas : 200 e 201
As
professoras Edivanda e Márcia utilizaram o alfabeto móvel, pote de
letras e imagens, cujo objetivo era o de aprimorar o conhecimento das
letras do alfabeto e sua sequência.
=> Iniciaram ouvindo a música: Alfabeto (Trem da Alegria)
=>
Cantaram com os alunos a letra da música enquanto o professor utilizava o pote de letras para formar a ordem alfabética.
=>
Dividiram a turma em grupos, cada um com um alfabeto móvel, mostraram
imagens ocultando a letra inicial das palavras e os grupos deveriam
identificar a letra oculta e mostrá-la.
=> Pediram aos
alunos que organizacem a ordem alfabética numerando a posição que cada
letra ocupa, ditaram as letras aleatoriamente e os alunos deveriam
identificar a posição correspondente.
=> Em seguida, utilizaram as palavras apresentadas nas imagens e pediram que organizassem na sequência alfabética.
A professora Eliane utizou os seguintes jogos: loto leitura e alfabeto silábico objetivando o reconhecimento das sílabas estudadas e a formação de pequenas palavras a partir de figuras em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário