Prêmios de amigos

domingo, abril 29, 2012

Cult Carioca: PABLO PICASSO - Receita de alegria

Cult Carioca: PABLO PICASSO - Receita de alegria: Jogue fora todos os números não essenciais para tua sobrevivência. Isto inclui: idade, peso e altura. Que eles preocupem ao médico....

terça-feira, abril 24, 2012

Ter acesso a linguagem do teatro deveria ser um direito de todos os nossos educandos

Hoje, recebemos no turno da tarde a visita do professor de teatro e artes Jorge Valle, da coordenadora Daniela,  das professoras Janaina e Rafaela  do Educandário do Bem, uma ONG que oferece reforço escolar, teatro, artes, dança etc.. .

Ficamos muito felizes em constatar que a maioria dos alunos estudam em nossa escola, ou já passaram por nós e estão  no 2ª ciclo do ensino fundamental. Inclusive, uma das alunas, a Lohany, foi a Tia Nastácia na peça "A pílula Falante" apresentada dia 14 de abril na Casa do Nós.

Parabéns a todas os alunos e a equipe envolvida no espetáculo " As cores da Vida " .

O teatro é uma arte que envolve nossos sentidos, emoções, conhecimentos e toda a nossa história de vida, a subjetividade de cada pessoa, seja estando em cena, seja como espectador. Então ter acesso a essa linguagem deveria ser um direito de todos os nossos educandos, porque nela descobrirão outros "instrumentos"para olharem, sentirem, analisarem e transformarem o mundo ao redor, de forma mais sensível, crítica e criativa.



Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.


 Bertold Brecht










Em breve fotos

ECOLOGIA E MISTÉRIO COM O ENIGMA DA LAGOA.

ECOLOGIA E MISTÉRIO COM O ENIGMA DA LAGOA.

segunda-feira, abril 23, 2012

Cult Carioca: ELIANE BRUM - Quando a máscara vira rosto.

Cult Carioca: ELIANE BRUM - Quando a máscara vira rosto.: Todo mundo inventa seus personagens,  mas alguns acreditam demais no próprio e se estrepam. Ter um ou mais personagens para encarar a pedre...

Nossas Experiências



 A concentração no contexto escolar é uma das características psicológicas  mais importantes para o sucesso do aluno, ela é vital sempre que uma tarefa - seja física ou mental - exige esforço de sua parte.

Atenção e concentração estão estritamente ligadas. Para definir concentração, poderíamos dizer que é a forma mais intensa de atenção. É necessário prestar atenção para atingir uma verdadeira concentração. Portanto, a atenção sempre precede a concentração. A profª Claudiane, aproveitando que tinha vivenciado e praticado, alguns dias antes, um exercício de concentração (onde as pessoas passavam  e recebiam através de palmas e olho no olho uma bola  invisível) aplicado pela profª Magyh, no curso de improvisação teatral, na Casa do Nós, resolveu iniciar a atividade de Sala de Leitura no pátio, utilizando-se desse jogo. Os alunos que deixassem a suposta bola cair teriam uma tarefa surpresa para realizarem que seria ler e, na medida do possível, dramatizar um poema do livro da Roseana Murray.



Só que os alunos  não sabiam que a tarefa seria esta e o medo do desconhecido não deixou que nenhuma delas viesse à frente realizá-la. Como professores, temos sempre que estar atentos e se alguma coisa planejada não sair conforme o planejado, precisamos mudar a estratégia rapidamente. E foi justamente isto que aconteceu, ou seja, a professora solicitou voluntários. Apareceram alguns e à medida que os alunos realizavam a tarefa aconteceu um fato interissantíssimo, uma das garotas que havia deixado a bola cair e que no príncipio não quis participar veio participar.


  
Fotos da Poesia acima:



Finalizou esta aula falando sobre o medo do desconhecido, que muitas vezes  nos impede de dar passos maiores e experimentar coisas boas. Que será o tema da próxima aula.

sábado, abril 21, 2012

Imprimindo cores na vida de uma doce professora.




Imprimir cores ao mundo, ao cotidiano, ao dia a dia, significá-lo e ressignificá-lo é papel da poesia.
Como Lobato, nosso poeta Francisco Marques autor do livro Galeio Antologia poética para crianças e adultos,  reivindica o direito ao viver encantado, à invenção, à imaginação.
Foi esta a proposta que a profª Claudiane fez aos alunos da profª Ionara . Eles ficaram incubidos de criarem galeios com as seguintes palavras: Ionara, Deus, morango, palavrão e poesia.
Esses galeios foram encardenados e dados de presente à professora que aniversariou, dia 18 de abril (Dia Nacional do Livro).








Ionara tudo de bom na sua vida sempre!




quinta-feira, abril 19, 2012

É trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos de adultos.







 18 de abril  Dia Nacional do Livro Infantil.



Pode-se dizer que ele Monteiro Lobato foi o  precursor da literatura infantil no Brasil.Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. Para homenagear o escritor que soube mexer com o imaginário infantil, a data de seu aniversário, 18 de abril, é marcada como o Dia Nacional do Livro Infantil.

 Maria Clara filha da nossa querida orientadora pedagógica ficou encantada com as personagens na coxia.








Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases, tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos”, quanta sabedoria!


Para comemorar o Dia Nacional do Livro a profª Claudiane resolveu fazer um teatrinho com alguns personagens do Sítio.  A entreia da peça  foi no Show das Ondas, um espetáculo que acontece de 15 em 15 dias  na Casa do Nós.


 No dia 18 de abril, a peça foi apresentada na própria escola .
 Fotos da apresentação da peça no turno da manhã.









À tarde recebemos a visita da turminha do Acelera Brasil, alunos da profª Adriana Bondim que faz parte do quadro efetivo de nossa escola; mas este ano está trabalhando na Escola Municipal Edilson Vignoli.
As professoras Adriana Bondim e Claudiane acreditam que quando trocamos conhecimentos todos saem ganhando. Esta tarde ficou marcada, com certeza, no coração de todos. Depois da apresentação da peça "A Pílula Falante " os alunos do Acelera Brasil apresentaram um jogral sobre a vida do escritor Monteiro Lobato e declamaram uma linda poesia sobre o livro.






Poesia declamada pela turma do Acelera da Escola Municipal Edilson Vignoli


Livro na sala de aula
Livro no pátio, na varanda
Livro na mão
Livro na alma
Livro no coração.
♥♥♥
Livro tem cheiro, tem gosto,
ruído, melodia,
ritmo, canção,
verdade, fantasia, brincadeiras,
suspense, intriga, ação.
♥♥♥
Livro de reza, de estudo,
 de amor, de tragédia,
livro de receitas de cozinha,
livro p'ra ler a vida,
livro p'ra curar a dor.
♥♥♥
Livro me acalma
Me pega no colo
Me leva p'ro espaço infinito
P'ros cantos da minha alma
Onde ninguém nunca vai.
♥♥♥
Livros
de história...
de estudo...
Livro de poesia...
De tudo!
♥♥♥
Abençoado seja,
livro meu,
de cada dia!
Leda Maria




Vídeo com as apresentações das escolas  Edilson Vignoli e Margarida Rosa



Ensaios , confecção de marcadores de livros e outros momentos.






"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)




  
 Emília  parabenizou a profª Ionara pelo seu aniversário e todos os presentes cantaram Parabéns.




Os bolinhos de chuva feito pela diretora Cleide Jane fizeram sucesso .





Comentário de um aluno do Acelera sobre o desempenho da Vitória aluna que fez o papel da Emília.
 Tia, aquela menina que fez a Emília incorporou!



Parabéns meninas vocês foram 1000. Amar aquilo que se está fazendo, amar o trabalho no dia-a-dia, na presença, na alegria. Cada um precisa da alegria do outro para ser alegre. Obrigada meninas . Bom de mais ter realizado este trabalho com vocês. Demora muito a BLOGO contrata nós.




 Agradecimento especial à Deus por ter dado inspiração,  à profª Ionara  que carinhosamente colaborou com o trabalho cedendo suas alunas para os ensaios,  à funcionária Regina que trouxe as meninas para o ensaio na Casa do Nós, à Maghy e à Olívia, ambas da Casa do Nós, pelas valiosas dicas, à profª Marlete que além de ensaiar a coreografia apresentada no final da peça, arrumou emprestado com um aluno do Washington Luiz  esta roupa linda que a Cuca vestiu,  à secretária Léa  que desenhou o painel usado na apresentação da escola, além de fabricar uma nova peça de roupa para a boneca, à profª Adriana que cedeu o xale da D. Benta e trouxe os seus alunos para troca de informações, à mãe da narradora Nayuri que maquiou e ajudou a arrumar as meninas na Casa do Nós e, é claro, à direção da escola que está sempre embarcando comigo em novas aventuras.
Professora Claudiane.