Prêmios de amigos

quinta-feira, novembro 22, 2012

Príncipes e princesas, sapos e lagartos soltos na escola Margarida


No momento em que o aluno, dramatiza, canta ou dança sobre algum tema, ele o faz a partir de uma leitura prévia. Para tanto, ele procura a melhor forma de se expressar sobre o assunto desenvolvendo assim a criatividade, a responsabilidade,  a organização e a socialização. O resultado desse conjunto de informações é a construção do conhecimento e a formação de cidadãos capazes de transformar o meio em que vivem.
As dramatizações e representações teatrais oportunizam a criança vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, enfim, criadora.

A proposta que fiz aos alunos do 5º ano foi a seguinte,  deveriam ler o conto e apresentá-lo através de mímica  e  música.


Os contos trabalhados fazem parte do livro "Príncipes e Princesas, sapos e Lagartos "  do Flávio de Souza.


Será que você faria melhor? Assista aos vídeos !


Príncipe Felisberto do reino de Plum






Príncipe Margarido sobre-as-ondas




Princesa linda-Laço de Fita 



terça-feira, novembro 13, 2012

Carrossel ? ou seria Margossel ?




Elenco da peça Carrossel ou melhor Margossel



Diretora Olívia e profª Susana





Dia 10 de novembro de 2012 , foi um sábado letivo muito especial. Iniciamos as atividades com uma exposição de sucatas , depois foi a vez de nos encantarmos com a escritora Danka Maia e finalizamos com  uma encenação teatral, baseada na novela Carrossel.

Esta peça foi escrita pelos alunos do 3º ano junto com a profª Rocksane , mas, foram os alunos que escolheram que papel cada funcionário  desempenharia.





Em breve: novas fotos aguardando a diretora Olívia postar.

domingo, novembro 11, 2012

Com a palavra a escritora Danka Maia



Ontem fomos agraciados com a presença carismática da talentosa escritora Danka Maia. Cuja a formação acadêmica é matemática, teologia e psicanálise. Apesar de ter nascido em Cabo Frio, foi criada em nosso município fazendo questão de levar o nome de Saquarema  por este mundão afora através de alguma cena de seus livros. ( A casa do Destino e a Piranha tem nome! )




A convidada ilustre tornou o sábado letivo um dia agradável e muito produtivo, conquistando mais fãs de diversas idades. Por fim, a entrevistada Danka Maia, contou,entre muitas outras coisas interessantes, em que momento da sua vida escolheu que seria escritora. Então, convido-lhes a ver o vídeo com a entrevista na íntegra.


Você não pode  perder os próximos lançamento da nossa escritora 





http://dankamaiaescritora.wordpress.com/

 A vida é dialógica por natureza. Viver significa participar de um diálogo: interrogar, escutar etc... Neste diálogo, o homem participa todo e com toda a sua vida: com os olhos, os lábios, as mãos, o espírito, com o corpo todo, com suas ações. Ele se põe todo na palavra e esta entra no tecido dialógico da existência humana, no simpósio universal. ( BAKHTIN, 1992, p112)

Obrigada Danka, por este dom maravilhoso que você tem de se doar  por inteira  na palavra .